TERRA SANTA, EGITO AMSTERDAN
No Ano de 2008 tive a oportunidade de visitar a região conhecida por Terra Santa.
Existem vários roteiros para se chegar até lá.
O nosso roteiro foi realizado pela Companhia de Viagem de Presidente Prudente (Beijo grande Leila...saudades!!!!) partindo do Brasil indo para Amsterdam, depois Egito, Israel e França.
A viagem foi no estilo excursão, contanto com 50 pessoas, entre elas minha companheirona de viagens Jamile Bernardes.
_____________Amsterdan
Infelizmente ficamos por Amsterdam por apenas umas 5 horas...Foi uma escala em que aproveitamos para fazer um city tour...Mas valeu muito a penaaaaa...o lugar é lindo ...
Amsterdam é a capital, e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte.Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, sua zona de meretrício (Red Light District, o "Distrito da Luz Vermelha"), seuscoffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amsterdã a ser chamada a "Veneza do Norte"(http://pt.wikipedia.org/wiki/Amsterd%C3%A3o).Na foto é possível visualizar estes famosos canais.
Fiz um pequeno vídeo reunindo imagens da cidade:
_________________________
EGITO
Com uma área de cerca de 1 001 450 km², o Egito limita a oeste com a Líbia, a sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel. O litoral norte é banhado pelo mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo mar Vermelho. A península do Sinai é banhada pelos golfos de Suez e de Acaba. A sua capital é a cidade do Cairo.
Berço de uma civilização antiga estar no Egito é como mergulhar em um livro de história a céu aberto.
Não deixe de conhecer o Museu do Cairo e, claro, as pirâmides de Gysé.
Preciso registrar aqui que quase fui a prantos quando vi (no museu do Cairo) as relíquias encontradas no túmulo de Tutankamon (o faraó menino)...Aproveite sua passagem por lá e faça amizades na porta do museu: ele sempre recebe professores e estudantes da região, que normalmente são super amáveis com os turistas e curiosos com relação ao Brasil...até com meu inglês de "The book is on the table" consegui tal coisa.
Cuidado: a água não é de boa qualidade.Beba sempre água de garrafinha e de preferência gaseificada.Evite sucos e afins, existe risco de contaminação.
Devo confessar que fiquei um pouco decepcionada porque eu sempre fui apaixonada pelo Egito, mas achei o país (melhor o Cairo), um tanto sujo, as construções pareciam inacabadas, enfim, se não fosse a beleza das Pirâmides e a câmara mortuária do Tuti a decepção seria bem maior.
Algumas fotos:
___________________________
Israel
Está ai um país que me surpreendeu.
Já de quando cruzamos a fronteira de Egito para Israel (o que nos custou quase duas horas numa fila abaixo de um sol escaldante), vi a organização do país, a limpeza...enfim, fiquei apaixonada.
O receptivo nos encaminhou para Jerusalém a fim de percorrer todos os pontos de interesse bíblico.
A primeira visão que tive da cidade (aquela famosa da cúpula) foi a noite...inesquecível...
Devo assumir que apesar de ter feito catecismo e curso preparatório para crisma duas vezes eu não sabia ao certo a importância de cada ponto visitado...fui aprendendo...bom, nada como aprender vendo...a Sarça ardente, a jetsemani, nossa, cada lugar lindo...
Fomos também a Belém (totalmente sitiada por ser território palestino, inclusive tivemos que trocar de guia porque o nosso não podia passar para lá).No restaurante foi bacana porque teve comida típica e também tocaram música tradicional (até dancei com o garçom, foi bem legal).O povo israelense é muito acolhedor também.
Pudemos visitar o túmulo de Lázaro...é um pouco claustrofóbico mas vale a pena...fora que foi o lugar que mais fizemos compras no esquema (3 por 10 dólares)...terços, bolsas, echarpes, ops, pashiminas...
Estou aqui revendo as fotos para escrever e me deliciando...realmente é um roteiro que vale a pena.
Ficou muito marcado também o passeio ao mar morto (que na verdade é um grande lago com uma quantidade incrível de sal que faz com que vc não afunde) e também o batismo no rio Jordão.Neste ponto em que realizam os batismos existem muitas lojinhas, vale a pena comprar uma garrafinha para pegar água do rio Jordão para os parentes e também comprar uma joia com coral tradicional de Israel.
Visitamos também Cafarnaum...ruínas indescritíveis.
Romã gigante...Em casa tem uma mudinha dele!
A comida em Israel é uma delícia...azeitonas já no café da manhã...amo!
____________
VÍDEO:
Além do meu "viodezinho marrento", vale deixar a dica para assistir uma reportagem feita por Carlos De Lannoy em Jerusalém na qual aparece nosso guia Nelson...
Nenhum comentário:
Postar um comentário